Dubstep é um gênero de música eletrônica que se originou no Sul de Londres, Inglaterrano início da década de 2000.Originalmente composto de um mix de Dub, 2-Step/UK Garage, Drum ‘n’ Bass e Bassline, o som vinha do underground das noites londrinas e fazia parte da cena eletrônica que dominava o mundo na época.
* Curiosidade : O Reggae, ritmo jamaicano, é a "base de uma das bases" do Dubstep.
Sub-gêneros:
Dub - um som do gênero que é geralmente instrumental que possui ênfase na bateria e baixo da música e que apresenta uso de reverb, delay, samples de vocais ou de elementos aleatórios, como som de animais e “ruídos”. Além de ajudar a gerar o Dubstep, o Dub foi muito influente para outros estilos, como o Rap, o Hip Hop e o Trip Hop para se criar as batidas de fundo,
2-Step : (também conhecido como UK Garage) é mais um estilo que compõe o Dubstep. Originado na Inglaterra, é um estilo de música eletrônica que apresenta uma sonoridade composta por kicks e snares – elementos de bateria tradicionalmente utilizadas na música eletrônica e principalmente no Drum ‘n’ Bass (que é mais um que forma o estilo) – e vocais muito próximos ao House.
Misturando todos esses elementos, o Dubstep por si só é caracterizado por dar ênfase em modulações e alterações de freqüência do baixo e bateria e também variações de tempo, o que gera subdivisões bem claras dentro de cada uma das músicas. Dentro delas, a parte que possui mais ênfase, ou seja, possui o instrumental com maior batida por minuto e uso de modulações é o beat principal, responsável por caracterizar a faixa. Muitas das vezes, esse beat é o bass drop, a parte do baixo com alterações de freqüência constantes, que o torna altamente dinâmico, agitando então essa subdivisão da faixa.
Em 2010, o dubstep ecoou bem além das festinhas de gueto, que ajudaram a construir sua reputação de som de meninos marrentos. Até DJs mais comerciais, como o francês David Guetta, já colocaram pinceladas do gênero em seus sets, sem contar em seus remixes – fazer uma versão de dubstep passou a ser praticamente uma obrigação para qualquer produtor de música eletrônica mais antenado.
Outros nomes que não podem faltar na sua lista de iniciação ao dubstep são Benga (praticamente um dos criadores do estilo), Kode9 (pioneiro, já veio ao Brasil), Magnetic Man (projeto que reúne os produtores Benga e Artwork), Zomboy,Skrillex, o americano Bassnectar e Digital Mystikz (dupla formada pelos produtores Mala e Coki).
Tranquera. No Brasil, o gênero tem uma festa que traduz o espírito do dubstep para os trópicos, a Tranquera, organizada pelo DJ e produtor paulistano Bruno Belluomini.Veja essa encontrada no site tododjjasambou com o Bruno Belluomimi :
O que te atraiu no dubstep a ponto de você ter se tornado o grande entusiasta do gênero no Brasil?
Bruno Belluomini – A atitude. O punk rock hardcore foi minha escola por muito tempo e vejo bastante semelhança entre essa sonoridade e o dubstep: o espírito “do it yourself” (faça você mesmo) e a vontade visceral de fazer música viva, explosiva, principalmente. Em essência, o dubstep é um gênero que carrega uma energia muito intensa. O grave é tão forte na pista que faz as entranhas tremerem como gelatina.
Você acha que dá para desenvolver uma cena local no Brasil?
BB – Faço a minha parte e espero que o resultado do meu trabalho esteja colaborando para isso. Mantenho a festa Tranquera no Vegas e agora estou levando-a para outras cidades. Já rolaram edições bem legais em Porto Alegre e Belo Horizonte. Além disso, faço minhas próprias produções e procuro colaborar com artistas daqui e de fora do país. Esse intercâmbio é muito importante.
Se um ET chegasse hoje à Terra e perguntasse o que é esse tal de dubstep, como você explicaria para ele?
BB – Levaria ele ao porão do Vegas para sentir a pressão do grave. Para saber o que é o dubstep, só experimentando de verdade mesmo.
Quais são seus discos essenciais para entender o gênero?
BB – O Midnight Request Line, do Skream, o Knowledge, do Toasty, e o Anti War Dub, do Digital Mystikz. Essa trinca é matadora.
Quem são hoje os grandes nomes do dubstep na sua opinião?
BB – Skream e Benga. Eles são os principais.
Agora uma pergunta pra você , e ai o que você acha do Dubstep ?
Alguns fontes usadas pesquisa:
Wikipedia
Tododjjasambou
MonkeyBuzz
Wikipedia
Tododjjasambou
MonkeyBuzz
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste estilo é de vertentes, autores, e uma gama quase que infinita. Curto muito Indie por exemplo, Eletronic e na verdade um pouco de todos até onde sei. O foda é a variedade e a quantidade que sempre se renova que é muito bom para mim, que sempre descubro e até mesmo redescubro. Não acontece de sempre conhecer todas, não dá, em outros estilos musicais as vezes não encontramos novidades conforme o tempo. Minha origem é do rock, e ainda sou do rock, mas fui moldado pelos dois estilos.
ResponderExcluirmuito obrigado por me ajudar a saber mais sobre meu estilo musical
ResponderExcluir